Logo.png

OGUM

Ogunhê

          Ogum é um dos Orixás mais populares no Brasil e muito presente dentro da Umbanda, pois é a energia que reflete a luta sagrada que vence as demandas: é o Batalhador, o Guerreiro de Umbanda.

          Este Orixá está muito ligado ao mapa Kármico de nossa casa planetária e de seus habitantes. Sempre regido pelas Leis Maiores, Ogum mantém o equilíbrio de nosso planeta nos mais diferentes níveis, ordenando o cumprimento das Leis de Deus. Na realização desta função Ogum conta com agentes Kármicos que atuam sob  suas ordens que são os Exus.

           A energia de Ogum é fundamental para superarmos os obstáculos da vida, sejam eles externos ou internos; é uma energia de superação que vence o medo e nos guia na batalha evolutiva  que temos que travar.

        Ogum é o incansável Guerreiro Cósmico que com seus exércitos, vence as demandas espirituais, combatendo os marginais do astral.

          Na mitologia Africana Ogum é o senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia. No Brasil foi sincretizado principalmente com São Jorge e em alguns estados com Santo Antônio.

           Na madrugada do dia 23 de abril muitos terreiros realizam a Alvorada de Ogum, quando são tocados os clarins em homenagem ao Orixá Guerreiro de Umbanda. Neste dia, em muitas casas são realizadas giras especiais para a vibração do Orixá Ogum.

          Saudamos o Grande Pai Ogum e todo seu exército de almas que trabalham para o equilíbrio e proteção de nossa casa planetária. Que seus emissários estejam sempre em nossos terreiros nos ensinando e revitalizando nossa fé.

Ogum.jpg