A Dúvida

Muitas pessoas costumam procurar o Centro de Umbanda Caminhos de Luz impulsionados por um momento de dúvida que os aflige, muitas vezes gerado pelo medo de errar, e procuram os Guias para que eles, com sua sabedoria e experiência, possam ajudar a solucionar a dúvida.


As dúvidas requerem respostas, porém, às vezes, não é possível uma solução definitiva no momento em que a pessoa deseja. Como sempre dizemos, os Guias não podem tomar decisões por nós; eles indicam o rumo para uma solução que nem sempre será definitiva.

Sempre teremos dúvidas, pois faz parte de nosso aprendizado e de nossa natureza humana. Sendo seres imperfeitos passaremos por elas e estas se tornarão objeto de reflexão necessária à nossa evolução. Não devemos ter medo de errar, através dos erros vamos adquirindo experiência.


Em nossas vidas, nos deparamos com as dúvidas nas mais variadas questões. É normal as pessoas relacionarem a dúvida à falta de Fé; se não relacionarmos a palavra fé somente ao lado religioso fará sentido. A palavra dúvida quer dizer incerteza, vacilação sobre a realidade de um fato ou hesitação em tomar uma decisão e a palavra fé é a firme convicção de que algo é verdadeiro, sem nenhuma prova, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.


Por muitas vezes duvidamos de nós mesmos, de nossa capacidade de resolver ou enfrentar certas situações.


“Ao duvidar, ponho tudo em dúvida, inclusive a dúvida mesma”.


“A dúvida é o nosso poder de conceber que as coisas sejam de um outro modo que não aquele com que se nos apresentam num dado momento. A dúvida assenta-se numa suposição; ela requer e subentende o poder de supor”.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em nossa Casa sempre observamos a preocupação dos Guias com a saúde das pessoas, sempre nos lembrando de que temos que cuidar de nossa mente, de nosso espírito e de nosso corpo, procurando ter uma vid

Em novembro de 2004 escrevemos em nosso informativo uma matéria sobre a água, com objetivo de alertar que devemos nos preocupar mais com a manutenção de nossos rios, lagos e mares, os quais vêm sofren

A Umbanda é uma religião pouco compreendida e as Entidades que trabalham como Exu Pomba Gira, talvez sejam um dos pontos vistos de forma mais errônea pela maioria. Muitos têm a visão que de que suas f