As imagens na Umbanda

Em muitos terreiros imagens são indispensáveis, em virtude dos consulentes dirigirem suas atenções a este ou aquele “santo”, servindo de ponto de fixação o qual desencadeia uma poderosa corrente de fé. O mesmo acontece com os médiuns, que tem nas imagens um ponto de apoio vibratório e de condicionamento, predispondo-os às coisas espirituais em sintonia vibratória com seu mentor.


Infelizmente se faz um sincretismo entre as imagens e os Orixás. Sabemos que os Orixás são seres espirituais que não tiveram encarnações, tornando-se assim impossível sua ligação com os santos (Espíritos de grande envergadura e missionários que passaram pelo planeta Terra).

Os Santos correlacionados no sincretismo são:

Jesus – Oxalá

São Jorge – Ogum

São Sebastião – Oxóssi

São Jerônimo – Xangô

São Cipriano — Obaluaê

Cosme e Damião – Ibeji

Nossa Senhora – Iemanjá


Muitas pessoas também utilizam imagens para simbolizar os Guias (Caboclo, Preto Velho e Criança), não compreendendo que usam estas formas como simbolismo.


As entidades mais prejudicadas pelas imagens são os Exus, que infelizmente são simbolizados pelo diabo, levando esta imagem negativa às pessoas da assistência e a muitos médiuns que incorporam essas entidades.


O médium deve procurar quebrar qualquer condicionamento dos Orixás e dos Guias com imagens e elevar a sua vibração para conseguir a sintonia com seu Guia, sem precisar de nenhum apoio vibratório.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em nossa Casa sempre observamos a preocupação dos Guias com a saúde das pessoas, sempre nos lembrando de que temos que cuidar de nossa mente, de nosso espírito e de nosso corpo, procurando ter uma vid

Em novembro de 2004 escrevemos em nosso informativo uma matéria sobre a água, com objetivo de alertar que devemos nos preocupar mais com a manutenção de nossos rios, lagos e mares, os quais vêm sofren

A Umbanda é uma religião pouco compreendida e as Entidades que trabalham como Exu Pomba Gira, talvez sejam um dos pontos vistos de forma mais errônea pela maioria. Muitos têm a visão que de que suas f