Os Pretos Velhos

Abra Meu Terreiro

Abra Meu Congá

Chegou Maria Conga

Que Aqui Veio Trabalhar


Todos os anos realizamos, em novembro, a gira especial dos Pretos Velhos, Entidades que escolheram esta forma tão cativante de se apresentarem para nos lembrar que temos que ter paciência e humildade.


Milhares de espíritos trabalham nestas falanges se utilizando de nomes como Vovô, Vovó, Tios, Tias, Mães, Pais e outros, sempre nos orientando, nos acalentando.


Escolhemos uma destas Entidades para falarmos um pouco.


Vovó Maria Conga, uma das Pretas Velhas mais conhecidas não só nos Terreiros de Umbanda, como em todos os seguimentos espirituais. Acreditamos que esta Entidade representa muito bem todas as que atuam na Linha de Yorimá.


Uma das histórias de encarnações associadas à nossa querida Vovó Maria Conga conta sua passagem pelo Brasil.


“Nasceu na África, em 1792. Junto com a família, chegou ao Brasil num navio negreiro, em 1804, desembarcando na Bahia. Separada dos pais e dos irmãos, foi vendida para um senhor de engenho em Salvador e batizada com o nome de Maria da Conceição.


Aos 18 anos, chegou a Magé após ser vendida para um alemão no porto de Piedade.


Com 24 anos, foi vendida novamente. Desta vez, para o conde alemão Ferndy VonScoilder. Maria Conga ganhou a liberdade 11 anos depois.


Aos 35, ela fundou o quilombo para proteger os refugiados. Aos mais próximos, contava ter sido estuprada pelo senhor de engenho e que ele tinha tomado o corpo dela, mas não a alma. Morreu em 1895. Em 1988, Magé proclamou Maria Conga heroína da cidade.


Esta guerreira se encontra sepultada na Igreja de N.Sra. da Piedade de Inhomirim em Magé, onde ainda existe sua certidão de óbito 5/10/1895.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em nossa Casa sempre observamos a preocupação dos Guias com a saúde das pessoas, sempre nos lembrando de que temos que cuidar de nossa mente, de nosso espírito e de nosso corpo, procurando ter uma vid

Em novembro de 2004 escrevemos em nosso informativo uma matéria sobre a água, com objetivo de alertar que devemos nos preocupar mais com a manutenção de nossos rios, lagos e mares, os quais vêm sofren

A Umbanda é uma religião pouco compreendida e as Entidades que trabalham como Exu Pomba Gira, talvez sejam um dos pontos vistos de forma mais errônea pela maioria. Muitos têm a visão que de que suas f