Pretos Velhos

Senhores da Humildade e da Sabedoria


Os senhores do conhecimento e da magia, o psicólogo dos pobres, o exemplo da humildade e paciência.


Na Umbanda popular se comemora o dia 13 de maio - abolição da escravatura - como o dia consagrado aos "pretos e pretas velhas". Contudo, muitos destes espíritos que assim se apresentam não tiveram tal passagem e utilizam este arquétipo para representarem a humildade.


No Brasil, os escravos negros chegavam por Recife e Salvador, nos séculos XVI e XVII, e no Rio de Janeiro, no século XVIII. Os primeiros grupos que vieram para essas regiões foram os bantos; sudaneses iorubás geges; minas emalês. Com seus cultos, os escravos mantiveram viva a sua fé. Resistiam à escravidão e suas rezas, danças e cantos eram maneiras de manterem viva as suas crenças e aliviar seu sofrimento.


E assim são os Pretos-Velhos da Umbanda. Eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz. Eles representam e nos ensinam a não ter raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas que possamos sofrer.


As entidades que trabalham na Umbanda como pretos-velhos não foram necessariamente escravos, mas utilizam esta forma de apresentação para nos lembrar de valores que não podemos esquecer, como a humildade e paciência.


Por isso, se você for falar com um preto-velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas como em um passe de mágica, entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo. Saravá todos os Pretos Velhos!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em nossa Casa sempre observamos a preocupação dos Guias com a saúde das pessoas, sempre nos lembrando de que temos que cuidar de nossa mente, de nosso espírito e de nosso corpo, procurando ter uma vid

Em novembro de 2004 escrevemos em nosso informativo uma matéria sobre a água, com objetivo de alertar que devemos nos preocupar mais com a manutenção de nossos rios, lagos e mares, os quais vêm sofren

A Umbanda é uma religião pouco compreendida e as Entidades que trabalham como Exu Pomba Gira, talvez sejam um dos pontos vistos de forma mais errônea pela maioria. Muitos têm a visão que de que suas f