Religiosidade auxilia na cura de problemas de saúde?

Estudos realizados em universidades brasileiras e estrangeiras mostram a importância da crença religiosa na vida e principalmente na saúde das pessoas.


“Pesquisa do Dr. Harold Koenig, do Departamento de Psiquiatria e Medicina do Centro Médico da Universidade Duke, Carolina do Norte publicada no Southern Medical Journal, vol.97, Number 12, Dec 2004, revelou que crenças e práticas religiosas estão associadas com:”

· Melhor funcionamento do sistema imune encontrado em 5 de 5 estudos.

· Menores taxas de morte por câncer, 5 estudos em 7.

· Menos doença cardíaca ou melhores resultados cardíacos, 7 em 11.

· Menor pressão arterial,, 14 em 23.

· Colesterol mais baixo, 3 em 3.


Em outro do Impacto da Religião Sobre a Saúde de 2005, foram obtidos os seguintes dados científicos quanto à importância da religião, específicos para a Saúde Mental:

· Bem-estar, esperança e otimismo: 90 entre 114 estudos.

· Propósito e significado na vida: 15 entre 16.

· Menos depressão e mais rápida recuperação: 60 entre 93.

· Taxas de suicídio mais baixas: 57 entre 68.

· Menos ansiedade e medo: 35 entre 69.

· Maior satisfação e estabilidade marital: 35 entre 38.

· Maior suporte social: 19 entre 20.

· Menos abuso de substância: 98 entre 120.


Se as pessoas, que têm uma crença, mostram um melhor funcionamento de seu campo físico e mental, podemos dizer que a religião auxilia na cura. Claro que estamos falando de religiões que não exploram a fé e a dor do próximo.


No terreiro vemos a saúde a nível mental, físico e espiritual. Temos a visão que muitos problemas a nível físico iniciaram a nível espiritual causado por algum desequilíbrio no campo mental da pessoa em algum momento de sua existência.


Quando o problema já está a nível físico tem que ser tratado através da medicina, que também deve ser vista como algo de Deus, pois toda a evolução terrena tem seu início no reino espiritual, mas isto não impede que a pessoa procure auxílio em sua crença religiosa, seja ela qual for. Estas duas vertentes devem caminhar juntas, pois o objetivo é um só: restabelecer a saúde da pessoa.


Vamos enfrentar qualquer contratempo em nossa saúde com tratamento adequado e com muita fé e aumentaremos muito a chance do resultado ser favorável.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em nossa Casa sempre observamos a preocupação dos Guias com a saúde das pessoas, sempre nos lembrando de que temos que cuidar de nossa mente, de nosso espírito e de nosso corpo, procurando ter uma vid

Em novembro de 2004 escrevemos em nosso informativo uma matéria sobre a água, com objetivo de alertar que devemos nos preocupar mais com a manutenção de nossos rios, lagos e mares, os quais vêm sofren

A Umbanda é uma religião pouco compreendida e as Entidades que trabalham como Exu Pomba Gira, talvez sejam um dos pontos vistos de forma mais errônea pela maioria. Muitos têm a visão que de que suas f