Uma Religião Monoteísta

Ao contrário do que muitas pessoas pensam a umbanda é monoteísta, ou seja, cremos em um único Deus. Muitas pessoas pensam que na Umbanda se cultuam vários deuses, pois, confundem os Orixás com deuses.


A palavra Orixá quer dizer Senhor da Luz, queremos dizer Luz Espiritual, são senhores de faixas espirituais, tonalidades espirituais ou vibrações. Os sete Orixás formam a coroa divina e estão abaixo do Ser Supremo. Como em todas as religiões temos uma visão do Ser Supremo. Tentaremos expor alguns conceitos que acreditamos, no entanto, isto é muito difícil, pois tudo que se refere ao Supremo é quase que impossível de se explicar, é como exemplificar o algo totalmente ilimitado, pois ao tentarmos estaremos limitando ao nosso exemplo.


Na Umbanda se usam diversos nomes como Supremo Espírito, DEUS, TUPÃ, ZAMBI, OLORUM. Temo-lo como de perfeição absoluta, eterno, individual e atemporal. Entendemo-lo como onisciente, onipotente e onipresente.


Deus para nós é um Pai justo e acima de tudo amoroso, não este amor egoísta que conhecemos, mas sim um amor incondicional, um amor universal se assim pudermos tentar descrever. Deus para nós não é punitivo e muito menos vingativo, como vemos em algumas linhas religiosas onde usam frases como “Deus vai te castigar”.


Deus não nos castigaria, pois ele nos ama e quem ama não pune e sim auxilia.


"Um homem sussurrou:

- Deus fale comigo.

E um rouxinol começou a cantar

Mas o homem não ouviu.

Então o homem repetiu:

- Deus fale comigo!

E um trovão ecoou nos céus

Mas o homem foi incapaz de ouvir.

O Homem olhou em volta e disse:

- Deus deixe-me vê-lo!

E uma estrela brilhou no céu.

Mas o homem não a notou.

O homem começou a gritar:

- Deus mostre-me um milagre!

E uma criança nasceu.

Mas o homem não sentiu o pulsar da vida.

Então o homem começou a chorar e a se desesperar:

- Deus toque-me e deixe-me sentir que você está aqui comigo…

E uma borboleta pousou suavemente em seu ombro, o homem espantou a borboleta com a mão e desiludido continuou o seu caminho triste, sozinho e com medo.

Até quando teremos que sofrer para compreendermos que Deus está sempre onde está a vida?

Até quando manteremos nossos olhos e nossos corações fechados para o milagre da vida que se apresenta diante de nós em todos os momentos?"

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em nossa Casa sempre observamos a preocupação dos Guias com a saúde das pessoas, sempre nos lembrando de que temos que cuidar de nossa mente, de nosso espírito e de nosso corpo, procurando ter uma vid

Em novembro de 2004 escrevemos em nosso informativo uma matéria sobre a água, com objetivo de alertar que devemos nos preocupar mais com a manutenção de nossos rios, lagos e mares, os quais vêm sofren

A Umbanda é uma religião pouco compreendida e as Entidades que trabalham como Exu Pomba Gira, talvez sejam um dos pontos vistos de forma mais errônea pela maioria. Muitos têm a visão que de que suas f