Oxóssi

04 OXOSSI 2.JPG

Oxóssi, Orixá africano da caça, “o caçador ou o protetor dos caçadores”, aquele que provia os alimentos da tribo. Recebeu o nome de Odé que significa, literalmente “caçador” em iorubá.

 

Na Umbanda, Oxóssi é visto como o Caçador de Almas e esta caçada é realizada através do conhecimento da doutrina.

Oxóssi está fortemente ligada ao Orixá Ossayin e, através desta ligação, tem grande influência na área da saúde, trazendo a cura através das plantas existentes em seu domínio que são as matas e as florestas. Os animais também têm forte ligação com este Orixá.  Ele é tido como o senhor das matas.

As Entidades que atuam na Umbanda embaixo da vibração de Oxóssi se apresentam como Caboclos e Caboclas que se manifestam de forma forte, mas serena, transmitindo às pessoas, de forma segura, as orientações necessárias, realizando curas e afastando energias e entidades negativas.

Oxóssi é sincretizado no Sul e Sudeste com São Sebastião e, no Nordeste, com São Jorge.

Que nosso pai Oxóssi traga para o nosso planeta mais fartura, avanços na medicina, maior entendimento entre as nações e que através do conhecimento se tenha mais respeito entre as diferenças, sejam elas quais forem.

Que seu espírito de caçador nos traga força e determinação para as nossas lutas diárias, pois com a sua sabedoria e proteção sairemos vitoriosos.

 

Salve nosso Pai Oxóssi.