Logo.png

Homenagem ao Centro Cabana da Humildade

O Centro de Umbanda Caminhos de Luz está ligado ao Centro de Umbanda Cabana da Humildade, pois foi através desta casa que fui iniciado e preparado para seguir meu caminho na Umbanda.

Foi nesta casa que conheci a pessoa que se tornaria meu mestre na Umbanda e meu grande amigo.

Túlio Alves Ferreira, mineiro da cidade de Araxá, psicólogo clínico, escritor, autor das obras “Uma luz dentro da Noite”, “Umbanda do Terceiro Milênio”, “A Cura Pela Sugestão”, “A Crença em Si Mesmo” e presidente da Associação Brasiliense de Hipnose.

Túlio foi dirigente do Centro Cabana da Humildade, no qual realizava periodicamente giras de assistência, sem nunca ter cobrado ou aceito qualquer tipo de remuneração para isto; um médium fantástico, com um dom para trabalhos de cura.

FESTAS DE 2014 076.jpg

Eu e meu Pai no Santo

Tulio sempre teve uma visão evolutiva e muito particular da Umbanda e do seu papel. Muito dessa visão está relatada em seu segundo livro "Umbanda do Terceiro Milênio". Vejamos um pequeno texto desta obra:

“No III milênio, quando a ciência sair de seu casulo de sapiência e livre de seus casuísmos caminhar junto com as religiões, encontrará na Umbanda um celeiro de paranormais, em condições de surpreender o mundo com seu poder de despertar a cura nas pessoas, através de energizações (passes) ou cirurgias psíquicas, onde não existe nenhum tipo de agressão ao físico  das pessoas ou mesmo risco de vida.

Lamentavelmente, não estou autorizado a falar em nome da Umbanda, mas apenas da Umbanda que pratico e da que gostaria que estivesse presente no III milênio, uma Umbanda com base cientifica, voltada para a religiosidade das pessoas, onde amar o próximo de forma fraternal seja uma realidade e nunca uma farsa bem elaborada. Enquanto houver um único tipo de preconceito no coração de uma pessoa o amor para ela será apenas uma utopia. Ao criar o mundo Olorum (Deus) deu aos homens uma procuração divina chamada inteligência, cabe a cada um utilizá-la com sabedoria, pois todas as consequências serão de nossa exclusiva responsabilidade.”

Posso dizer que sua profissão de psicólogo está ligada diretamente a sua missão mediúnica, pois em uma entrevista, em 2003, para o nosso informativo, quando perguntei sobre psicologia ele contou como foi orientado pelo Sr Caboclo Tibiriçá:

“- Em 1969, estávamos realizando uma sessão quando recebemos uma mensagem do Caboclo Tibiriçá que disse: “Quero que meu aparelho deixe de ser professor à noite e faça psicologia ou psiquiatria, para que eu possa, por meio dele, entrar nas universidades e nos hospitais porque é um público que nós queremos alcançar. Não podemos esperar as pessoas virem até nós. Temos que ir até elas.

Eu larguei de ser professor, pedi demissão, fiz vestibular de psicologia e comecei a estudar, em 1969, no CEUB.”

A outra parte de nossa entrevista, que acho muito importante, é quando ele diz:

“O homem não tem que ser bom por medo de castigo. Ele tem que ser bom porque veio para ser bom e perceber a importância de sua bondade.”

C.TULIO 07.JPG

Caboclo Tibiriçá realizando cirurgia

Nós humanos nos apegamos às casas, ainda mais quando elas são locais onde se aprende e se pratica o sagrado.

Foi nesta casa que tive a oportunidade de aprender com os Mestres do astral, que ali se manifestavam e através de seus aparelhos nos orientavam e nos transformavam em pessoas melhores. Tive a oportunidade de frequentar e de fazer parte desta casa durante 35 anos.

Lembro que em 1983 entrei pela primeira vez neste santuário da Umbanda em sua 1ª  sede, quando cruzei uma parede de ciprestes e me deparei com uma construção muito simples, feita de pré-moldado e toda pintada de branco.

Fui defumado na porta, e entrei no terreiro que mudaria totalmente o rumo da minha vida.

Havia um pequeno Gongá com uma imagem de Cristo, um copo de água e duas jarras de flores; no canto esquerdo havia umas imagens de Caboclos e no canto direito uma imagem de um Preto Velho. O chão era de areia branca com alguns tocos de árvores e pequenos bancos. A parte onde ficava a assistência tinha bancos de madeira pintados de branco. Notei que havia uma porta fechada por uma cortina, que mais tarde descobriria ser o “quarto” dos Exus.

C.TULIO 01.JPG

Antigo Gongá da Cabana da Humildade

C.TULIO 10.JPG

Pai Francisco manifestado e a Mãe Pequena Angélica

Era um ambiente simples, aconchegante, que transmitia uma grande paz; era um verdadeiro santuário de Umbanda chamado Cabana da Humildade, Casa em que estava entrando pela primeira vez para nunca mais sair, pois estava entrando na Casa que me acolheria.  

Nesta casa tive a oportunidade, ou melhor recebi a benção de ter orientação e ensinamentos de grandes mestres do astral, como o Caboclo Tibiriçá, Caboclo Cobra Coral, Pai Francisco, Pai Cipriano, Exu Seu João Caveira, Seu Tranca Ruas e outros.

Tive a oportunidade de conviver com grandes médiuns, alguns que já não se encontram mais no plano físico como a médium Penha da Vovó Ricarda; médium André que trabalhava com o Caboclo Sete Flechas, Dona Ligia, a nossa poetisa, que recebia a Vovó Cambinda; médium Vinicius, filho da Penha, que trabalhava com o Pai Jacó, médium Farias veículo de Pai Julião, o cambono Nelson que amava a Umbanda, além de valorosos irmãos que passaram por esta casa.

C.TULIO 11.JPG

Corrente mediúnica saudando o Gongá

C.TULIO 08.JPG

Gira de Caboclos

No dia 13 de junho de 2018, embaixo de uma gameleira branca, já na sua atual sede, se realizou a última gira pública do Centro de Umbanda Cabana da Humildade, casa do Sr. Caboclo Tibiriçá, uma verdadeira casa de Umbanda .

Após 50 anos atuando na Umbanda, o Dirigente Túlio Alves Ferreira, com a autorização de seus Guias, encerrou os trabalhos desta casa.

O que não quer dizer que ele deixou de ser médium, de fazer a caridade e nem de orientar seus filhos no santo; o que lhe foi dada é a autorização de não ter mais que dirigir um terreiro, para poupar sua saúde.

Gira  Junho 2011 015.jpg

Gameleira branca - entrada do Terreiro

abertura.jpg

Abertura dos trabalhos

palestra.jpg

Palestra inicial feita pelo nosso Pai no dia 13

prece.jpg

Prece de abertura

Tenho a certeza de que a autorização dada para se encerrar os trabalhos desta grande casa é para que possamos ter por muito mais tempo o médium Túlio trabalhando e auxiliando a todos que o procuram, tanto como psicólogo como médium, pois ajudar para ele é a essência de sua existência e nunca vai parar, lembrando que o mundo é o grande terreiro de Umbanda, nós é que tentamos limitar o trabalho da Umbanda entre paredes.

descarrego1.jpg

Sr. Exu João Caveira atendendo embaixo da Gameleira

fim da gira.jpg

Término da gira do dia 13 de junho de 2018

Gostaria de encerrar essa homenagem a esta casa e aos seus médiuns com um ponto de Umbanda.

 

 Olhe meu Gongá

Olhe meu Gongá

Saudei o meu Senhor

Saudei meus Orixás

Ao encerrar meus trabalhos

Eu peço a benção

Aos Orixás e aos Guias deste Gongá

E a todos filhos que vieram nesta Aldeia

Que leve a paz e a proteção deste Gongá

GIRA NOVEMBRO 2009 048 PARA MANDAR.jpg

Parabéns meu Pai Túlio e minha Mãe pequena Angélica

 por mais uma etapa cumprida.

Suas Bênçãos.

 

Marco Moreira

Centro de Umbanda Caminhos de Luz