Logo.png

Okê, Caboclo!

Salve todos os Caboclos!

c.jpg

        Em nossa casa sempre iniciamos nossas preleções falando “sejam bem-vindos ao Centro de Umbanda Caminhos de Luz casa do Sr Caboclo Sete Flechas”, pois muito nos orgulha termos uma Entidade que se manifesta utilizando a roupagem de um Caboclo, como orientador de nossa jornada mediúnica. 

​          Os Caboclos que vemos trabalhar nos diversos terreiros de Umbanda são Espíritos de alta envergadura, que desenvolvem as mais variadas e difíceis tarefas junto às casas de Umbanda e fora delas. 

​       Das sete linhas de Umbanda cinco atuam com os Guias se utilizando da figura do Caboclo para se expressarem, além de representar um dos troncos que foi utilizado para a “criação” da Umbanda, o da raça indígena. 

​             Existem Caboclos atuando nas vibrações de Oxóssi, Ogum, Xangô, Oxum, Iansã, Nanã, etc.

​       Como em todas as formas de apresentação presentes na Umbanda, a de Caboclos também traz um simbolismo, no caso nos lembrando da força que temos que ter (força interior), do desprendimento e a simplicidade. Este simbolismo independe de sua vibração ou do seu grau de elevação. Dentro desta forma de apresentação são as entidades mais associadas à natureza e ao conhecimento de ervas e com muita facilidade em trabalhos voltados pra a saúde.

          A maioria dos médiuns tem um Caboclo como entidade responsável por sua cabeça, chamado de Guia de Cabeça. É a Entidade que irá orientá-lo em sua jornada mediúnica. Este compromisso é assumido antes da encarnação do médium.

​          É uma ligação muito forte, pois a entidade se dispõe a auxiliar este médium, para que através da prática da mediunidade possa resgatar e reparar erros de vidas passadas e seguir sua evolução.

​         Estas entidades nos mostram a grandeza e a força da natureza e o quanto esta é fundamental para a nossa existência, pois fazemos parte deste universo e temos o dever de preservá-lo.

​         Os Caboclos são verdadeiros “doutores” do corpo e da alma, tratam dos nossos problemas na área de saúde através dos passes, banhos e chás e também são excelentes orientadores, para nos auxiliarem em nossa jornada evolutiva. 

Ouvi meu pai assobiar

Ele mandou chamar (bis)

Vem de Aruanda ê, Vem de Aruanda á

Todos os Caboclos de umbanda

Vêm de Aruanda ê (bis)

 

Salve o Caboclo Sete Flechas, Guia dirigente desta casa!