top of page

Pretos Velhos

Preto velho 2.png

Os senhores do conhecimento e da magia, os psicólogos dos pobres,  exemplo da humildade, paciência e fé, atendem os consulentes ouvindo seus problemas e os orientam. Tratam os mais diversos problemas com suas rezas e benzeduras. 

​

Sabemos que nem todo Preto-Velho ou Preta Velha foram escravos nas suas encarnações, mas que independente disto se utilizam desta forma de apresentação que nos remete a pessoas idosas, que trazem a sabedoria de milênios em suas palavras simples, mas carregadas de ensinamentos e valores.

​

No Brasil, os escravos negros chegavam por Recife e Salvador, nos séculos XVI e XVII, e no Rio de Janeiro, no século XVIII. Vieram grupos de diferentes regiões da África. Com seus cultos, os escravos mantiveram viva a sua fé. Resistiam à escravidão e suas rezas, danças e cantos eram maneiras de manterem vivas as suas crenças e aliviar seu sofrimento.

​

E assim são os Pretos-Velhos da Umbanda. Eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. Curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz. Eles nos ensinam a não ter raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas  que possamos sofrer.

Firmeza de Preto Velho

Estas Entidades atuam desde a implantação da Umbanda em 1908 quando se manifestou um Preto Velho de nome Pai Antônio através do médium Zélio, sempre se apresentando de forma serena.

​

São chamados de Linha das Almas, pois estas Entidades estão ligadas à vibração da Linha de Yorimá (Obaluaê e Nanã Buruquê).

​

​São verdadeiros sábios e magos espirituais, profundos conhecedores da alma humana. São espíritos que não possuem mais nenhum apego a coisas materiais, pois já despertaram para a importância do ser e a ilusão do ter.

​

Por isso, se você for falar com um preto-velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas como em um passe de mágica, entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.

© Centro de Umbanda Caminhos de Luz 2019 - Todos os direitos reservados

CRS 506 Bloco C Entrada 21 Sala 203, Asa Sul, Brasília - DF 

bottom of page